sexta-feira, 21 de maio de 2010

Postos são boates a céu aberto - sugestão da internauta E.C.

Postos são boates a céu aberto e incomodam moradores

Luiz Calcagno - correiobraziliense.com

Moradores de várias quadras reclamam das lojas de conveniência em locais de revenda de combustível. Elas funcionam a noite inteira, atraem motoristas que deixam alto o som do carro e atrapalham quem quer sossego

                               Edilson Rodrigues/CB/D.A Press
Hélio Zanatta mora na 309 Norte, em frente a um posto de combustível: "O pessoal vem beber, com som alto, e faz uma algazarra muito grande"

18/05/2010 - Após as agressões contra o oficial da Aeronáutica Anísio Oliveira Lemos, 46 anos, o Correio recebeu uma série de denúncias de moradores do Plano Piloto que passam pelo mesmo problema: lojas de conveniência que se transformaram em pontos de festas a céu aberto. As reclamações da comunidade seguem um padrão. Na maioria dos casos, são carros de som e pessoas bebendo cerveja durante toda a madrugada, de quinta a domingo.

É o caso do posto no Eixinho L que fica na altura da 208 Sul. A servidora pública Débora Freitas, 42, moradora do Bloco J, conta que convive com algazarras há quase cinco anos. Ela e os demais condôminos já recorreram ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram), à 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) e à Polícia Militar, mas a bagunça continua. “No início, o local era ponto de encontro de colecionadores de carros, e era só até as 23h, mas eles saíram e ficaram os baderneiros”, contou.

Segundo Débora, em 2005, a PM chegou a prender pessoas por tráfico de drogas no local. A moradora conta que a barulheira não se restringe aos fins de semana. “Pode ser qualquer dia, mas se intensifica de quinta a domingo. Uma vez, liguei para a polícia, e o barulho estava tão alto que o agente que falou comigo achou que eu estava no meio da festa.”

Outro morador do prédio, o representante comercial Rômulo do Nascimento Valente, 55 anos, conta que também poderia ter sido vítima de agressões, como Lemos. Ele já foi ao posto pedir para baixarem o som e chegou a discutir com alguns rapazes. “Os bares fecham e eles vão para os postos. Um vigilante do prédio, uma vez, ligou para a polícia, e mandaram ele dormir”, conta. Um dos moradores chegou a convidar pais de funcionários do posto para tentarem dormir no prédio em noites de movimento.

O gerente do estabelecimento, Francisco Carlos Pereira, ameniza a situação. Ele admite que já houve baderna, mas argumenta que a situação melhorou muito. Segundo ele, quem vai ao local comprar cerveja à noite com som alto não costuma ficar no posto. “A instrução que temos é para não ficarem aqui com o som ligado. Tem até placa informando. Por outro lado, só trabalho no turno da manhã”, comentou.

Pedras no telhado

Na 309 Norte, moradores do Bloco O também se queixam do problema. Nesse bloco, mora Daniel Benquerer Costa, 23 anos, acusado de ser um dos agressores do militar Lemos. Segundo o aposentado Hélio Zanatta, 58, já houve noites em que ele e a mulher não conseguiram dormir. A solução, acredita ele, é obrigar as lojas de conveniência de postos a fecharem às 22h. “O problema é que o pessoal vem beber, com som alto, e faz uma algazarra muito grande. O lava a jato também funciona à noite e atrapalha o nosso sossego. Moradores deram queixa na 2ª Delegacia de polícia (Asa Norte), mas não adiantou nada”, lamentou Zanatta.

Outro morador do prédio, o funcionário público Horácio Figueiredo, 53 anos, foi mais longe. Revoltado com a baderna, que chama de tortura, ele chegou a jogar pedras no telhado do posto. “É um negócio insuportável. Não conseguimos dormir à noite. A loja de conveniência fica aberta 24 horas por dia. As pessoas bebem, riem alto, ouvem música, e aquilo parece acontecer na sua sacada.” Procurado pela reportagem, o gerente do posto não quis dar entrevista nem passou o contato dos proprietários.

O que diz a lei

A Lei Distrital nº 4.092/08, chamada lei do silêncio, trata como poluição sonora qualquer emissão de som que possa ser considerada nociva à saúde e ao bem-estar das pessoas. A regulamentação limita os níveis de intensidade do som para cada área da cidade e define que estabelecimentos com nível de pressão sonora acima de 80 decibéis avisem a clientes sobre possíveis danos à saúde. A lei proíbe carros de som em áreas residenciais ou escolares e exige o isolamento acústico para casas noturnas. A multa para quem desrespeita a norma pode variar de R$ 3 mil a R$ 20 mil. Quem for notificado ainda pode ser preso por crime de desobediência, caso insista em manter o volume do som acima do nível determinado para sua região.

Fonte: Correio Braziliense

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, todos nós ficamos espantatos com o acontecimento no posto da 214 sul, concordo com vocÊs onde há diversos outros postos com Lojas de Conveniencia que tem algazarras, de som e bebida. Mais cabe dizer que os postos que estão com essas atitudes que devem ser fiscalizados, autoados e multados. Porém tenho uma Loja de Conveniencia na Asa Sul e lembro a vocÊs que esses postos são minorias, porque eu, como outros donos de lojas, tambem fazemos um trabalho digno e respeitando a lei. E não acho justo sermos´prejudicados pela atitude de um moleque. Poruqe nos estamos trabalhando com vendas e dependemos disso, do consumo das pessoas, independente de vendermos ou não bebida alcoolica cabe a forma em que se administra seu estabelecimento, por exemplo eu tenho a loja a 2 anos e nunca tive reclamação alguma de morador, PM, Agefis ou qualquer outro orgão. Trabalhamos com respeito ao cidadão. Comentário só pra lembrar que existe lojas de conveniencia, que são verdadeiras loja de conveniencia que atende a necessidade da população e não de inconveniencia como a do playbou Daniel. Obrigado.

Missao disse...

BRASÍLIA: Referência MUNDIAL no COMBATE à CRIMINALIDADE.

Prezado Cidadão Brasileiro,

LAMENTÁVEL situação em que chegamos, mas a Principal Questão é:

1) Qual é a RAIZ do MAL ? ? ? ? ?

2) Como EU, VOCÊ e outros Cidadãos Brasileiros devemos atuar ? ? ? ? ?

A Equipe BR do AGUAPÉ PARABENIZA todos que apresentaram SEUS PROTESTOS diante dessa MONSTRUOSIOSIDADE, mas aproveita a oportunidade para deixar o recado que segue.

Quem demonstrou INDIGNAÇÃO tem DEVER / OBRIGAÇÃO em participar de uma LUTA NOBRE, onde deve dar suas contribuições na PREVENÇÃO da FORMAÇÃO de CRIMINOSOS de todas as Classes de CRIMES - devemos atuar para CORTAR todos os MALES pela suas RAÍZES.

A Formação dos CRIMINOSOS começou, há vários SÉCULOS, antes do INDIVÍDUO iniciar a sua trajetória no MUNDO do CRIME – a MALDITA RAIZ: a ESCRAVIDÃO, o CORONELISMO, entre outros FATO DESASTROSOS que ocorreram no PASSADO geraram TRAUMAS que vem sendo repassados dos ANTEPASSADOS até a Gerações Atuais e essa situação só poderá ser MODIFICADA através de LAVAGEM CEREBRAL ÉTICA.

As nossas CRIANÇAS, ainda em formação no Ventre da MÃE, começam a sofrer INFLUÊNCIAS NEGATIVAS dos TRAUMAS do PASSADO. Até os 6 a 8 anos a CRIANÇA sofre Novas Cargas de INFLUÊNCIAS NEGATIVAS, algumas da “Baba” e / ou Creche e até mesmo das MÃES AFETADAS – no LAR a “Baba” e até mesmo a MÃE quase sempre utilizam indevidamente a MÍDIA e por isso recomenda-se estabelecer mecanismo de controle por CÂMARA de VÍDEO e acesso INFORMATIZADO, mas quem vai MONITORAR (*) ? ? ? ? ? ?

Com cerca de 3 anos as CRIANÇAS já começam a por os PÉS para fora do LAR:

1) Em se tratando de CRIANÇA com Níveis Acentuados CARÊNCIA irá “conhecer” / “aprender” o que o MUNDO tem a lhe “ENSINAR”, podendo vir a desenvolver os HÁBITOS PERIGOSOS que podem ser DECISIVOS na FORMAÇÃO de um FUTURO CRIMINOSO de ALTA PERICULOSIDADE.
NOTA: a maioria dos PAIS AFETADOS são Responsáveis Inconscientes pelos Níveis Acentuados CARÊNCIA das nossas CRIANÇAS.

2) Uma CRIANÇA quando Bem ASSISTIDA ao por os PÉS fora do LAR vai apenas colocar em prática o que aprendeu Dentro de Casa e tende a ser imune as Influências Externas.

Cabe a toda Sociedade Brasileira permanecer VIGILANTE e quando necessário tomar Medidas Preventivas – toda COMUNIDADE deve ser esclarecida que ela tem o Importante Papel em observar o COMPORTAMENTO de todas as CRIANÇAS da sua COMUNIDADE e relatar aos SUPERIORES os COMPORTAMENTOS que se enquadram como ESTRANHOS / SUSPEITOS para que os mesmos recorram as AUTORIDADES COMPETENTES em BUSCA de SOLUÇÕES PREVENTIVAS no COMBATE a Formação dos Futuros CRIMINOSOS.


NOTA 01: o RELATO da sua Experiência de Vida pode VALER muito mais que RESULTADOS de PESQUISAS NÃO-ÉTICOS.

NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro e por essa razão pedimos que VOCÊ avalie o que apresentamos e se julgar oportuno nos apresente as suas manifestações (Comentários & Sugestões). – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

NOTA 02: a CAPITAL do BRASIL pode / deve se tornar REFERÊNCIA para todas as Unidades da Federação Brasileira & MUNDO.


ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM. – Já sabe qual o CANDITADO / 2010 em que Deve VOTAR ? ? ? ? ? ?

Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

MISSAO TANIZAKI
Servidor Público Federal
Bacharel em Química
missao.tanizaki@gmail.com
Equipe BR do AGUAPÉ
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR